quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Há sempre um Mete-Nojo..."

Onde quer que estejamos, temos sempre um Mete-Nojo connosco. Toda a gente sabe que cada ser humano tem dois cérebros (sim, até as mulheres), o cérebro de cima e o cérebro de baixo. O cérebro de cima é o adulto que há em nós. Capaz de tomar as decisões mais correctas, aquele que é capaz de tomar decisões difíceis e dolorosas porque é o mais acertado a fazer. O cérebro de baixo é a criança que temos dentro de nós. É uma criança sem irmãos e mimada, e como tal, não sabe partilhar nem faz ideia do que significa a palavra "consequência". É o equivalente a uma criança à solta numa loja de doces... A coisa engraçada é que não importa qual a nossa situação, há sempre um dos cérebros que é o chamado "Mete-Nojo"... Há sempre um Mete-Nojo... E não importa mesmo a situação.

Passo a demonstrar:
Quando se está numa relação estável, mesmo com uma pessoa que consideramos perfeita a todos os níveis, o cérebro de cima estará feliz. Diz assim para nós "Vês? Estás mesmo bem... Estás com alguém de quem gostas, que te ama mais do que tudo no mundo, e que ainda por cima tem um corpo bom e dá umas quecas jeitosas. Tens tudo para ser feliz".

Entra o cérebro debaixo, neste caso caso o Mete-Nojo:
"És um(a) idiota... Tantas pessoas aí no mundo e tu andas sempre a comer a mesma... És novo(a), devias andar aí a divertir-te à fartazana..."


Agora quando se está sem ninguém, o caso é diferente, mas continua a haver um Mete-Nojo...

Demonstrando:
Quando se está sem namorada(o), o cérebro debaixo anda feliz como tudo... Ele diz-nos assim "Vês? Eu disse-te! Isto é que é a vida... Se fores na rua e vires alguém que valha a pena, não tens ninguém a prender-te... É tipo brincar com Legos... Passo 1: Montar, Passo 2: Desmontar, e depois repetir os passos 1 e 2 com outro brinquedo."

No entanto, entra o Mete-Nojo (neste caso conhecido como cérebro de cima):
"Sentes-te bem assim? Não seria melhor estares com uma pessoa com quem te sintas completo? Alguém que te queira mais do que qualquer outra coisa no mundo? Quem te vai adormecer à noite? Quem é que te vai dar mimos à noite quando estiveres a dormir sozinho?"

Quantos de vocês não estavam descomprometidos, e ao irem dar uma queca jeitosa vos apareceu o Mete-Nojo "Não faças isso, não está certo... não gostas dessa pessoa."?


Agora, nesta altura fazemos o quê? O truque é saber em que situação estamos, e saber qual o nosso Mete-Nojo na altura. Há alturas em que os Mete-Nojo falam mais alto que o outro cérebro, e são mais chatos, e até chegam a fazer-nos sentir mal. Há que saber controlar os Mete-Nojo, caso contrário andam sempre a empatar tempo, feitos personagens de desenho-animado quando lhes aparecem um anjo e um diabo no ombro naquelas situações em que se deparam com escolhas eticamente difíceis de tomar. Nada como darmos um estalo em nós próprios (mas longe das vistas das outras pessoas, para não corrermos o risco de nos acharem loucos) para ver se ganhamos juízo.

Posto isto, desejo-vos a todos e todas boa sorte a controlarem os vosso Mete-Nojo.


Até uma próxima vez.

1 comentário:

  1. muito bom esse texto.... no meu caso o mete nojo é sempre o mesmo ...o de cima

    ResponderEliminar